terça-feira, 10 de novembro de 2009

Artesanatos Curiosos

A feira do Largo da Ordem possui artesanatos que são feitos com diversos materiais. Coisas que não se imagina são encontrados aqui. Muitos materias vem de fora do Estado para que se possa fazer arte. Mas, os artesanatos básicos também não ficam de fora, aliás são os preferidos das pessoas e querendo ou não é o tradicional que permanece.
Um curioso porta-retrato foi encontrado na barraca de Nilson Pinheiro, que trabalha na feira há 15 anos, ele diz "Minhas obras são feitas com pedra pomes que vem de Minas Gerais. Eu tenho uma idéia em minha mente, e começo esculpir, mas nunca sai como imaginei. Ficam melhores. A feira é o melhor ponto que eu tenho. Acredito também que os preços são bem acessíveis. São preços de feira."
Uma barraca de tricô, cuja dona é Isaura dos Reis Nascimento , possui boleros e casaquetos feitos de fitas, ela diz que é uma espécie própria para roupas. " Trabalho na feira há 20 anos e nunca tive outro ponto para comercializar meus produtos. Não tenho nenhuma ajudante, as criações são somente minhas, aprendi a tricotar quando era criança com minha mãe."
Garrafas de vidro, viram relógios. São molduradas ficando achatadas e coloca-se ponteiros e o mecanismo de um relógio para quê possa ficar idêntico à um. Marcadores de páginas feitos com madeira, também são encontrados, eles possuiem imagens de artistas famosos como Beatles, Marilyn Monroe, Chico Buarque e Caetano Veloso.
Estamos no mês de outubro, mas muitas barracas estão preparadas para o natal, até prendedores são enfeitados com papai Noel e bonecos de neve, deixando a feria com espírito natalino.
Todo domingo acontece a feira no Largo da Ordem e todos podem fazer uma visita para conferir os curiosos artesanatos que são expostos, assim também é uma maneira de valorizar os feirantes que expoem seu trabalho com carinho.

Rosane Cadena

2 comentários:

Wagner disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

O nosso leitor tem pouco tempo e a gente precisa ir direto ao ponto. Na frase " A feira do Largo da Ordem possui artesanatos que são feitos com diversos materiais", vc dá alguma informação nova? Veja, a primeira é a principal frase.
No seu primeiro parágrafo há muito indicativo de informação. Descarte tudo e vá direto ao ponto: "os artesãos criam suas obras a partir de uma variada gama de matérias-primas. Algumas delas importadas de outros estados", por exemplo.
Vc pode continuar falando da criatividade dos artesãos, que, me parece, foi o mote do seu texto. Vc ainda pode melhorá-lo antes da avaliação final, apenas me avise que o atualizou.

Postar um comentário

| Top ↑ |