terça-feira, 27 de outubro de 2009

Artesanatos Curiosos




Na Feira do Largo da Ordem existem artesanatos que chamam a atenção dos visitantes, são feitos com materiais que não imaginamos que poderiam se transformar em uma obra de arte. Alguns feirantes recebem materiais que vem de fora do estado.
Os básicos também não são esquecidos, panos de prato, bisquit, roupas feitas de crochê e tricô, bolsas feitas de tecido, e até alimentos viram arte.
Um curioso porta-retrato nos chamou a atenção quando chegamos na barraca de Nilson, que já trabalha na feira há 15 anos. "Minhas obras são feitas com pedra pomes que vem de Minas Gerais. Eu tenho uma idéia em minha mente, e começo esculpir, mas nunca sai como imaginei. Ficam melhores. A feira é o melhor ponto que eu tenho. Acredito também que os preços são bem acessíveis. Aliás são preços de feira."
Uma barraca de tricô, cuja dona é Isaura, possui boleros e casaquetos feitos de fitas, ela diz que é uma espécie própria para roupas. " Trabalho na feira há 20 anos e nunca tive outro ponto para comercializar meus produtos. Não tenho nenhuma ajudante, as criações são somente minhas, aprendi a tricotar quando era criança com minha mãe."
Estamos no mês de outubro, mas muitas barracas estão preparadas para o natal, até prendedores são enfeitados com papai Noel e bonecos de neve, deixando a feria com espírito natalino.
Todo domingo acontece a feira no Largo da Ordem e todos podem fazer uma visita para conferir os curiosos artesanatos que são expostos, assim também é uma maneira de valorizar os feirantes que expoem seu trabalho com carinho.




Rosane Cadena

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante sua materia. Legal esse artesanato feito de pedra pomes, diferente, não sabia que dava para trabalhar com esse material.
"Tássia"

Guto Moliani disse...

Rosane, a idéia de trabalhar com o artesanato em si foi bem boa, mas vc precisaria de mais fontes, as pessoas citadas na matéria deveriam ter sobrenome, você não deve usar primeira pessoa do plural (..nos chamou a atenção...), e faltou um link entre os artesanatos mais elaborados (com matéria-prima importada de outros estados) e os mais simples.
Além disso, o que mais tem na feirinha de artesanato interessante, produzido pelo próprio autor? Descrever isso é que vai dar o charme necessário para a sua matéria
Acredito que vc está no caminho certo, mas precisamos fazer alguns ajustes.

Postar um comentário

| Top ↑ |