quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Café de excremento?

Isso mesmo, as fezes de um bichinho é o responsável pelo café mais caro do mundo e pode ser apreciado, aqui mesmo no Mercado Municipal de Curitiba.





Em época de multiculturalização, em que as distâncias são curtas e as tradições se misturam, a tendência é que muitas bebidas exóticas se popularizem. É por isso que, com o tempo,as bebidas que eram desconhecidas viram moda. É o que acontece principalmente nas grandes cidades, em Curitiba, por exemplo, no Mercado Municipal é possível encontrar o Café Luwak Cooper que já não traz uma idéia de ser tão exótico para muita gente que freqüenta o lugar.

O Luwak – um mamífero parecido com o gambá – vive nas ilhas da Indonésia, como Sumatra e Java, e come as frutinhas das árvores de café arábicas. As sementes passam pelo sistema digestivo do bichinho e sofrem um processo de modificação parecido com o utilizado pela indústria cafeeira para remover a polpa do grão de café. Mas, além das enzimas digestivas, o processo envolve outras bactérias. Isso resulta em um café doce e suave. Ele solta nas fezes os grãos inteiros, que depois de torrados são vendidos e moídos na hora na cafeteria.

A xícara de café custa (R$ 20,00) no mercado, sendo considerado o mais caro do Mundo. O preço é justificado por ser um café realmente raro, mais não pense que isso intimide os fiéis apreciadores do sabor que sempre buscam dar aquela paradinha na cafeteria.


Dayane Oliveira

1 comentários:

Guto Moliani disse...

Falar apenas de um produto sempre é perigoso no jornalismo. Vc corre o risco de fazer propaganda gratuita. A estratégia é usar outros produtos para falar do mesmo assunto.
No seu caso, podemos colocar outros cafés importados que tem sabores diferenciados e são mais baratos. Ou, comentar sobre o Jacú coffe, que é o café feito dessa mesma maneira só que com o grão expelido pelo Jacú, que é um pássaro brasileiro.
Lembro sempre que faltaram as fontes. Elas devem sempre estar presentes na matéria. O que os usuários acham? O dono vende bastante? Compensa importar? Vc experimentou? São questões que devem ser respondidas

Postar um comentário

| Top ↑ |